Categorias

Engenharia Civil: Tudo o que VOCÊ precisa saber!

Todo mundo conhece um Engenheiro Civil, não é mesmo? Isso porque essa engenharia é um dos tipos mais tradicionais e, também, um dos mais disputados no mercado de trabalho.

Porém, essa carreira está continuamente em alta, uma vez que o mercado de construção civil está em constante desenvolvimento.

Engenharia civil

Qual vai ser o seu trabalho como Engenheiro Civil?

A principal atribuição do profissional é idealizar, projetar, executar, gerenciar e fiscalizar obras e construções urbanas e de infraestrutura e transporte, como como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens, bem como grandes instalações (shoppings, aeroportos, estágios). Você também poderá se aventurar na inspeção, fiscalização, perícia, saneamento e transporte.

A análise de insolação, o melhor aproveitamento da ventilação local, a definição do melhor tipo de solo para as construções, bem como gestão de projetos, tecnologia e materiais para construção civil, também podem fazer parte do seu trabalho, já pensou?

Você como engenheiro civil terá uma grande responsabilidade, já que deverá visar sempre a estabilidade da edificação e a segurança de seus usuários, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. (Já pensou no prejuízo se o prédio que você projetou desmoronar? Sem contar com quantas pessoas podem morrer, tenso…)

Engenharia civil

Além disso, você também pode se dedicar à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

Você também poderá ser o responsável por enquadrar esses projetos dentro das leis específicas de cada município, respeitando por exemplo as metrificações possíveis ou as entraves ambientais que a sua obra poderá ocasionar.

Você estará qualificado a analisar os condicionantes do terreno, especificar as redes de instalações e gerenciar a equipe da obra. Também poderá acompanhar as etapas da construção ou reforma, especificar redes de instalações elétricas, hidráulicas e saneamento.

Por onde você vai se aventurar como Engenheiro Civil?

Antes de tudo, estar devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o Crea é fundamental. E então, você encontrará oportunidades de emprego em empresas privadas e órgãos públicos.

Pode ainda atuar como autônomo, montar seu próprio negócio, seguir a carreira acadêmica e ministrar aula para cursos técnicos e faculdades, ou exercer atividades correlatas, tais como consultoria e assessoramento.

A oportunidade de trabalhar diretamente com projetos, acompanhamentos, execuções e gerenciamento de obras dos mais variados tipos também é algo bastante atrativo.

Conclusão

Você vai pensar em tudo, desde a melhor maneira para as mudanças e os efeitos do clima, o vento, a estabilidade necessária, o peso, até a resistência a materiais na edificação.

Tudo isso pode envolver trabalhos com pontes, estradas, hidrovias, rodovias, portos, estruturas e edificações com teor comercial, industrial ou mesmo residencial. 

A construção civil é tão sensível às oscilações da economia que é usada como indicador de crescimento ou retração de um país. Além disso, há setores que são vitais e que necessitam constantemente do profissional, como a área de saneamento.

Para superar a crise no abastecimento de água nas cidades, obras de grande porte, que demandam profissionais da engenharia civil, precisam ser realizadas.

A geração de energia, também fundamental para o país, exige obras civis e, consequentemente, engenheiros com essa formação. Ou seja, é uma ótima opção não é mesmo?


Você segue o Blog da Engenharia no Instagram?

Saiba aqui mais sobre os benefícios do Lean na contrução civil!

Postagens Relacionadas