Categorias

O que são as construtechs?

Você sabe o que são as construtechs ? Já ouviu falar nessa palavra, porém não conseguiu entender muito bem o seu significado?

Em primeiro lugar a área da construção civil encontra-se em constante transformação. Portanto, o uso de novas tecnologias está cada vez mais presente na rotina desse setor.

o que são as construtechs
Site engineer on a construction site

Portanto pensando em te ajudar a entender melhor o que são as construtechs, preparamos esse post. Sendo assim, continue acompanhando para entender melhor sobre o tema. Boa leitura!

Afinal, o que são as construtechs?

o que são as construtechs

Se você não sabe o que são as construtechs, vai começar a entender agora. Elas são startups que produzem solução tecnológica para a cadeia produtiva da área da construção civil.

Portanto, a sua principal promessa é levar tecnologia para todas as áreas que englobam a construção civil. Além disso, visa facilitar os processos, agilizar etapas, gerar economia para as construtoras e simplificar o trabalho do engenheiro responsável por uma obra.

Afinal, a ideia é usar a tecnologia como aliada em todos os processos da construção civil. Sendo assim, a construtech visa integrar e otimizar uma área que é tão carente de inovação.

Quais as áreas que as construtechs já atuam?

Agora que você já sabe o que são as construtechs, vamos te mostrar que elas estão bastantes presentes na área da construção civil. Veja em quais áreas esse tipo de startup já atua:

  • Aluguel, compra e venda e imóveis;
  • No canteiro de obra;
  • Reformas e decoração de interiores;
  • Compra e venda de material;
  • Prospecção de terrenos;
  • Orçamentos;
  • Na gestão e controle de estoque de material;
  • Na inteligência do mercado imobiliário;
  • Manutenção predial;
  • Comunicação e gestão de condomínios;
  • Smart buildings;
  • Compartilhamento de espaços.

Portanto, são mais de 200 construtechs ofertando diversos serviços em todo o território nacional na área de construção civil. E com inúmeros benefícios para o trabalho do engenheiro responsável por uma obra.

O que são as construtechs: como elas ajudam o mercado da construção civil?

o que são as construtechs
Architect or engineer working in office, Construction concept. Engineering tools.Vintage tone retro filter effect,soft focus(selective focus).

Com a definição de o que são as construtechs em mente, é possível perceber que elas vieram para ajudar o setor a superar uma dificuldade: de aplicar solução tecnológica nas obras.

Uma recente pesquisa publicada pela consultoria McKinsey, mostra um grande déficit na capacidade produtiva da engenharia civil. Afinal, são muitos os investimentos em tecnologia para facilitar, por exemplo, o andamento de uma obra. No entanto, é um setor de alta mão de obra, mas de produção lenta e baixa.

Impactando a tecnologia no setor

Esse é apenas o início de uma longa jornada da construção civil. Entretanto, é possível já ver consideráveis mudanças, especialmente na cadeia produtiva.

No entanto, para que as construtechs continuem impactando o setor de engenharia, é necessário deixar o tradicionalismo de lado. Afinal, ele tem sido o principal vilão dessa área.

Portanto é necessário que as construtoras apostem em inovação em seus modelos de negócio. A empresa que pensar assim, poderá dar um passo adiante da concorrência e mostrar o seu diferencial.

Agora que você sabe o que são as construtechs, que tal pedir o auxílio de uma para alavancar seus negócios?

Deixe seu comentário.

Postagens Relacionadas