Categorias

Conheça os principais tipos de engenharia em 2021

Para quem gosta do universo de Exatas, investir em um dos principais tipos de engenharia se torna algo interessante. No entanto, com tantas opções é natural que você fique confuso.

Por isso, a primeira coisa a se fazer é realizar uma pesquisa sobre os diferentes tipos de profissão identificando com qual você mais se identifica.

E foi pensando nisso que neste post trouxemos os principais tipos de engenharia bem como, as particularidades de cada um. Vale ressaltar que existem hoje 39 engenharias no mercado brasileiro e 12 engenharias no mercado português, mas nesse texto, nós trazemos as 5 engenharias com os maiores números de profissionais em formação. Continue a sua leitura para saber quais são eles.

principais tipos de engenharia

Qual é o critério para saber os principais tipos de engenharia?

O maior critério para saber ao certo quais são os principais tipos de engenharia é o mercado de trabalho. Isso porque, quanto mais a profissão é solicitada dentro dele, mais chances de construir uma carreira sólida você tem.

Desse modo, atualmente podemos destacar como as engenharias que mais são requisitadas no mercado as abaixo listadas.

Engenharia civil

O mercado de construção civil voltou a reaquecer nos últimos tempos e isso demanda a atuação de engenheiros civis.

Nesse sentido, podemos destacar que a Engenharia Civil consiste em uma das engenharias mais tradicionais, pois as pessoas nunca vão parar de construir ou reformar.

O profissional pode tanto atuar na realização de projetos, acompanhamento de obras civis e rurais, construção de pavimentos, viadutos, ou seja, sua atuação é bastante ampla.

Engenharia ambiental

Outro tipo de engenharia que é muito solicitada no mercado é, de fato, a ambiental.

Isso porque o conceito de sustentabilidade está presente na vida humana mais do que nunca.

E o engenheiro ambiental se torna um profissional responsável pelo desenvolvimento de atividades sustentáveis.

Assim, por meio de técnicas, equipamentos e processos que ajudam na preservação do meio ambiente bem como, seus recursos naturais é que ele desenvolve seu trabalho.

Engenharia mecânica

A Engenharia mecânica também está entre os tipos de engenharia que trarão um futuro promissor ao profissional.

Isso porque o crescimento das indústrias nunca para, sendo então o engenheiro mecânico o responsável pelo desenvolvimento de sistemas mecânicos, máquinas e veículos.

Além disso, este profissional também atua na área de realização de cálculos, na escolha de matérias-primas bem como, supervisão de projetos dentro desta área.

Engenharia de controle e automação

Trata-se de um dos tipos de engenharia que mais tem futuro. Isso porque ela foi desenvolvida justamente dentro da nova era em que vivemos, que requer conhecimento das tecnologias.

Desse modo, um engenheiro de controle e automação atua no desenvolvimento, planejamento, controle e automação de sistemas inteligentes.

Assim, ele precisa desvendar um universo cheio de curiosidades para que possa lidar com as diferentes interfaces da inteligência artificial.

Engenharia elétrica

Para finalizar, vamos falar da Engenharia elétrica.

Como o próprio nome já diz, este é um tipo de engenharia que atua nos sistemas elétricos, operação de aparelhos, projeção e consultoria em usinas.

Como escolher um dos principais tipos de engenharia?

Para que você possa fazer a escolha certa, é preciso então que você analise o que você quer para o seu futuro. Isso porque a depender da profissão, muitas vezes, é necessário que você mude de cidade ou até mesmo de estado para que obtenha sucesso.

Além disso, você não deve escolher a profissão apenas pelo o desempenho que ela tem no mercado. É preciso então que você escolha aquela com a qual você mais se identifica.

Postagens Relacionadas