Três estudantes do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Massachusetts Institute of Technology (MIT) levaram a cabo a construção da réplica de um teto abobadado da autoria do visionário projetista espanhol Rafael Guastavino, de 1895. Proeminente na tecnologia de construção de abóbadas, Rafael Guastavino foi um contemporâneo de Gaudi e ganhou fama mundial nos EUA, pela sua participação em obras como a Biblioteca Pública de Boston, O Terminal de Grand Central ou o Ellis Island’s Registry Hall.

A construção que contou com a participação de artífices especializados em alvenaria, incluiu também a montagem de uma estrutura de madeira com ligações metálicas e o posicionamento dos elementos cerâmicos através do uso de argamassa de gesso.

teto-abobadado-02 teto-abobadado-01
 Fonte: Engenharia Civil

Eduardo Cavalcanti
Autor

Engenheiro Civil de formação, empresário, e atua em diversos mercados. É aficcionado por tecnologia e está sempre em algum lugar diferente do mundo (sim, viajar está entre seus maiores hobbies). Já teve uma época em que não conseguia dormir sem assistir a um episódio do Netflix. Hoje, com o empreendedorismo pulsando em suas veias, usa praticamente todo o seu tempo livre consumindo conteúdos relacionados à cases de sucesso e ao mercado financeiro.

X