Sempre que pensamos em fazer um curso ou faculdade, já pensamos em onde fazer. Mas com a disseminação e popularização do Ensino à Distância (EaD), as pessoas estão tendo outra forma de pensar. Deixando de se perguntar sobre os custos de locomoção e pensando se Faculdade à distância vale a pena.

No entanto, o sistema de ensino presencial já está enraizado profundamente na sociedade. Isto dificulta para as pessoas aceitarem facilmente e completamente o EaD. Além disso, é muito comum surgirem vários tipos de questionamentos e dúvidas sobre esse assunto.

Mas a principal dúvida é se Faculdade à distância vale a pena… E é sobre isso que iremos falar neste artigo. Iremos explicar em termos claros e simples se vale a pena ou não.

Faculdade à distância vale a pena.

Vale a pensa fazer Ensino à Distância?

Pesquisas e estudos ao longo de décadas apoiaram o “Fenômeno Sem Diferença Significativa”. O qual nos diz que não há diferença significativa na competência, habilidades e realizações entre estudantes EaD e estudantes presenciais. 

De fato, alguns estudos descobriram que os estudantes de Ensino à Distância superam os alunos do campus.

Vamos ser sinceros: um campus é um cenário maravilhoso e, para os alunos da faixa etária de 18 a 22 anos. Tem a grande virtude de não apenas educar os alunos, mas também socializá-los. O que os ajuda a se acostumarem a viver com novos grupos de pessoas, e geralmente ajudando-as a amadurecer.

Esse processo de socialização é um aspecto muito valioso da vida no campus. Mas existem milhões de pessoas com mais de 20 e 30 anos que amadureceram, que não podem ou não precisam. Eles têm empregos, famílias e casas. 

A educação a distância é uma maneira perfeita de obter conhecimento e habilidade que estariam fora de seu alcance. Um curso bem planejado é simplesmente isso: bem planejado e eficaz. Os alunos que cursam esse curso aprendem efetivamente e podem aplicar esse aprendizado. Isso deixa claro que é desnecessário se perguntar se a Faculdade à distância vale a pena.

Faculdade à distância vale a pena.

Faculdade à distância vale a pena?

Também, todo aluno que estuda no campus teve pelo menos um curso terrível ou um membro do corpo docente terrível. Ou seja, curso ruim é um curso ruim, seja ministrado on-line ou pessoalmente. Portanto, nenhum dos métodos de estudo tem uma vantagem universal em termos de qualidade do curso. Mas a educação a distância tem algumas vantagens para os adultos.

  1. Não vai precisa estar em qualquer lugar a qualquer momento; você começa a estudar em sua própria agenda.
  2. Você não precisa desistir de seu emprego, mudar para o campus e viver com biscoitos e manteiga de amendoim. 
  3. Vai poder ficar em casa, manter seu emprego e ainda obter seu diploma ou certificado.
  4. Pode controlar o número de aulas de cada vez.
  5. Não precisa estar em conformidade com a programação de um aluno do campus.
Faculdade à distância vale a pena.

A educação a distância também tem uma desvantagem: você deve ser disciplinado, dedicar tempo aos estudos e fazer o trabalho. Como você não vai às aulas no campus, o aluno precisa ter autodisciplina para seguir adiante. Essa é outra razão pela qual a Faculdade à distância vale a pena para adultos.

Eduardo Cavalcanti
Autor

Engenheiro Civil de formação, empresário, e atua em diversos mercados. É aficcionado por tecnologia e está sempre em algum lugar diferente do mundo (sim, viajar está entre seus maiores hobbies). Já teve uma época em que não conseguia dormir sem assistir a um episódio do Netflix. Hoje, com o empreendedorismo pulsando em suas veias, usa praticamente todo o seu tempo livre consumindo conteúdos relacionados à cases de sucesso e ao mercado financeiro.

X