Ainda não conhece o SOLIDWORKS? Já ouviu falar sobre o software mas não tem a mínima idéia do que ele é capaz? Vamos nessa então, porque nesse artigo nós iremos te mostrar os pontos chaves da ferramenta! Pra começar, o SOLIDWORKS permite um processo de criação gráfica diferenciada, porque engloba muitos itens diferentes. Por exemplo: aviões, peças mecânicas, projetos de construção e até mesmo os mais diversos tipos de brinquedo.

A nossa proposta aqui é simples, te mostrar do que é essa ferramenta e também o seu funcionamento, trazendo as informações-chave do assunto. Bem como, a proposta é oferecer mais uma alternativa para criar projetos que cumpram com o objetivo almejado.

Fato é que a tecnologia é uma grande aliada e o SOLIDWORKS entrega muito bem inúmeras funcionalidades relevantes. Dessa forma, é chegada a hora de entender tudo sobre o programa e a seguir veja como é simplificado.

O que é o SOLIDWORKS?

Antes de te explicar o que é o SOLIDWORKS, é importante comentar brevemente a história do software, que foi criado em 1995. O nome da companhia também era SOLIDWORKS e a funcionalidade gerou interesse da empresa francesa Dassault Systèmes.

A princípio, a junção da SOLIDWORKS com a Dassault Systèmes possibilitou criar projetos em 3D. Em seguida, o software foi criado e integrado à base de produtos em 1997 e desde então tem feito muito sucesso.

Basta começar a trabalhar com o software, que em pouco tempo é natural se descobrir uma infinidade de funcionalidades. Assim também, é possível perceber que ele se torna uma das melhores opções em software para modelagem 3D.

tudo sobre SOLIDWORKS

Tudo que você precisa saber sobre SOLIDWORKS

A curiosidade em usar o SOLIDWORKS é comum e a boa notícia é que não é complicado, facilitando a vida de todos. No entanto, não existe qualquer limite e por isso que o software é tão utilizado, sendo uma das melhores opções do mercado.

Muitas funcionalidades estão inclusas no software e é importante resumir, citando as 5 mais conhecidas dentre todos. Sendo assim, compilei as informações mais importantes que você precisa saber para iniciar no mundo do SOLIDWORKS.

  • Criar esboços– É bastante comum que seja necessário criar algum esboço e uma das funcionalidades do SOLIDWORKS é justamente essa. Do mesmo modo, dá para levar realidade ao projeto e planejar o porvir.
  • Construir máquinas e observar seu funcionamento– É possível projetar máquinas e analisar como cada parte funciona, podendo ser ao mesmo tempo ou até de forma separada e tudo dependendo de caso a caso.
  • Simular movimentos e observar possíveis falhas– Projetar algo em mente é uma coisa, mas simular os movimentos é outra bem diferente. Da mesma forma, o SOLIDWORKS permite entender as possíveis falhas.
  • Criar animações dos projetos– Um bom projeto deve ter uma excelente animação e é nisso que o software ajuda. Em suma, é possível convencer a outra parte e ter uma apresentação que mostre o seu produto/serviço.
  • Renderizar os trabalhos de maneira realista– Mostrar o projeto final é essencial e o programa possibilita ter acesso a essa funcionalidade. É muito melhor para vender uma ideia e traz realidade a todo o processo.
tudo sobre SOLIDWORKS

Uma ferramenta que evolui com a ajuda de toda a comunidade de usuários

Todos os anos os usuários do software enviam milhares de soluções de aprimoramento para o portfólio de soluções da 3DS, as quais são analisadas e algumas delas são priorizadas e colocadas em desenvolvimento. Anualmente (sempre no mês de setembro), a nova versão do software é lançada, mas ao longo do ano, outros packs de atualizações também são disponibilizadas.

Em setembro de 2019, a versão SOLIDWORKS 2020 foi lançada, oferecendo melhor desempenho, fluxos de trabalho altamente simplificados e para mim, a cereja do bolo: suporte para um ecossistema de projetos conectados na nuvem.

O mais interessante é que a 3DS oferece uma solução de projetos para fabricação, em conjunto com ferramentas de software que são perfeitamente integradas, permitindo que transformemos um conceito ao produto fabricado rapidamente, tudo isso no ambiente nativo do SOLIDWORKS.

Você pode acessar esse link e conferir todas as novidades disponibilizadas na última atualização do SOLIDWORKS 2020.

Deu para perceber que o SOLIDWORKS é efetivo e útil, portanto, muitos utilizam por conta desses benefícios. Igualmente, para baixar é simples e basta acessar o site, escolhendo pela opção do software que mais atender a sua necessidade.

Eduardo Cavalcanti
Autor

Engenheiro Civil de formação, empresário, e atua em diversos mercados. É aficcionado por tecnologia e está sempre em algum lugar diferente do mundo (sim, viajar está entre seus maiores hobbies). Já teve uma época em que não conseguia dormir sem assistir a um episódio do Netflix. Hoje, com o empreendedorismo pulsando em suas veias, usa praticamente todo o seu tempo livre consumindo conteúdos relacionados à cases de sucesso e ao mercado financeiro.

X